SANIDADE ANIMAL NO AGRONEGÓCIO


A via de infecção é a entrada de um agente microbiano ou parasitário podem ser de diferentes formas como a horizontal ou vertical. Em períodos mais secos do ano ou quando a umidade relativo do ar torna-se mais baixa, a poeira é um grande disseminador de patógenos, ou seja, os aerossóis passam a conduzir contaminantes. Das vias de infecção quais são as principais entradas pelos aerossóis:


Via respiratória e via ocular.


Através da pele  e via ocular;


Via mamária  e via genital;


Via transcutânea  e respiratória;


Via iatrogénica (incisões) e oral;

A manutenção de um bom estado sanitário é o principal requisito e o mais acessível para o efetivo bem-estar dos animais. No conjunto de medidas que asseguram e protegem a saúde dos animais incluem-se a boa higiene, bom manejo e ventilação eficiente, bem como um programa profilático adequado. O plano sanitário e de bem-estar deve também incluir, no mínimo elementos que possam suprir as demandas dos animais.

Correlacione as colunas com seus respectivos pares:

( 1 ) biosseguridade na exploração  (  )agentes letais ao rebanho, com erradicação de animais

( 2 ) quarentena  (  )desvermifugação

( 3 ) tuberculose e a brucelose  (  )identificação animal e rastreadores

( 4 ) controle de parasitas internos e externos  (  )isolamento de animais para manutenção da integridade do plantel

( 5 ) colocação de marcas auriculares  (  )manutenção do isolamento de agentes contaminantes

 


3, 2, 5, 4, 1


4, 5, 3, 1, 2


2, 3, 4, 5, 1


1, 2, 5, 4, 3


3, 4, 5, 2, 1

A cisticercose por muitos anos trouxe aos suínos ou melhor os porcos a sua fama de vilão sanitário, pois na maioria dos porcos abatidos tínhamos a presença deste parasita nas massas musculares, que também eram chamados de "canjiquinha". Na atualidade, nos suínos comerciais, criados em altos níveis de biossegurança, raríssimas vezes pode-se encontrar uma carcaça com algum resquício deste verme. Então responda: qual é a principal forma de contaminação do suíno com a cisticercose


os ovos dos vermes contaminam os animais via aérea, no interior das baias


transmissão via reprodução ou coito


quando ingerem ovos de T. solium, presentes nos alimentos por contaminação ambiental por matéria fecal de seres humanos infectados


a transmissão é de via oral de matriz para os leitões desde a creche


animais de engorda soltos em baias de animais de reprodução

A rinite atrófica dos suínos (RA) está amplamente disseminada por todas as regiões brasileiras, os animais jovens são os mais afetados e a forma mais eficiente de combate a esta síndrome é a vacinação das matrizes gestantes aos 80 dias e reforço aos 100 dias de gestação. Esta vacinação é eficiente e proporciona total imunidade as leitegadas. As lesões características da doença são observadas principalmente:


Na arcada dentária


Nos cornetos nasais


Nos olhos


Nas genitálias


Nos ouvidos

A Linfadenite caseosa ou “mal do caroço” é a doença que provoca maior número de rejeições parciais e totais de caprinos nos matadouros e locais de abate. A bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis se localiza nos linfonodos, produzindo abscessos, que podem ser notados sob a pele na forma de caroços. Esses caroços localizam-se com maior frequência na paleta, base da orelha e zona submandibular, podendo ocorrer também nos testículos, úberes e órgãos internos. Como é feito o tratamento dos animais infectados que apresentam os caroços sob a pele?


aplicação de sulfa dentro dos caroços


aplicação de dose maciça de antibióticos intramuscular


deixar o caroço vir a furo ou estourar, e secar naturalmente


drenagem do abcesso e desinfecção com iodo a 10% até à total cicatrização da ferida


abrir o caroço, drenar e limpar com água oxigenada

O berne é um problema muito comum que afeta os animais domésticos, tais como bovinos, equinos, suínos, cães e porventura o homem. Este ectoparasita pode torna-se uma praga, pela elevada população e também pelos danos econômicos na produção animal. Qual é a alternativa correta a respeito do berne?


O berne antes de sair do couro do animal e cair ao solo, para outras transformações, até se tornarem moscas adultas, fechando o ciclo, estes permanecem no animal em fase de larva por cerca de 6 meses.


O berne acarreta prejuízos muito elevados, estimando-se que uma infestação média de 20 bernes num animal, no período de um ano, acarrete uma perda de peso de aproximadamente 20 arrobas


Dentro de horas os ovos libertam as larvas, as quais já estão dentro do couro do animal, fazem migrações no tecido muscular e adiposo até emergirem para a pele, denominando-se de bernes


As infestações mais intensas de berne nos animais coincidem durante os períodos de temperatura mais amenas e pouca precipitação pluviométrica.


Durante o voo, a mosca adulta do berne põe os ovos em outra mosca (moscas vetoras), que posteriormente deposita seus ovos sobre o animal

O Botulismo é uma intoxicação específica, e não uma infecção, resultante da ingestão e absorção pela mucosa digestiva de toxinas pré-formadas pelo Clostridium botulinum, que levam o animal a um quadro de paralisia motora progressiva. Os esporos do Clostridium são extremamente resistentes, podendo sobreviver por longos períodos nos mais diversos ambientes, proliferando em carcaças ou material vegetal em decomposição, nos quais produzem uma neurotoxina que, quando ingerida, causa a doença. Pergunto: qual é situação citada abaixo é a precursora para que este esporo ou bacilo se desenvolva e inicie a intoxicação do animal.


Situação de umidade do ambiente elevada


Condição de anaerobiose


Situação de temperaturas elevadas


Condição de aerobiose


Situação de umidade e calor reduzidos

Descrição da doença: a doença é uma das mais preocupantes pois, pode representar problemas para o ser humano. Esta infecta mamíferos e aves, apesar de haver agentes específicos para cada caso. A doença é altamente patológica para mamíferos e aves, causando alta mortalidade. E seu principal meio de contágio aos seres humanos é via ingestão de alimentos de origem das galinhas contaminadas. Esta doença denomina-se? 


encefalomielite


pulorose


salmonela


coccidiose


paratifo

A Tuberculose é causada pelo Mycobacterium avium, afetado principalmente aves adultas, principalmente as de criação de campo, sendo os __________ a fonte de contaminação para as aves. Os sintomas são dificuldade respiratória, palidez e manqueira. Como os bacilos são eliminados nas fezes e nos ovos, podem constituir um grave problema de saúde pública. As aves positivas devem ser eliminadas e incineradas. A espécie animal que completa a lacuna é:


Gansos


Suínos


Perus


Ovinos


Bovinos

A principal fonte nutricional energética para elaboração das rações para aves é o milho, este cereal por muitas vezes pode estar contaminado por fungos, mostrando-se com uma aparência azulada ou mofada, chamado milho fungado ou ardido. Qualquer aparência de contaminação no milho ou ração devem levar à retirada imediata desses alimentos. Quando as aves ingerem este alimento alterado, estas podem  apresentar sintomas de palidez, pouco crescimento, diarreia, hemorragia, alteração nos ovos e morte. A doença causada pela ingestão dos fungos denomina-se:


Micotoxicose


Aspergilose


Pulorose


Toxoplasmose


Salmonelose

Páginas: 123